TOXIDADE nos cosméticos

#TOXIDADE #COSMETICOSTOXICOS #ALIMENTOSTOXICOS

Dentro de minhas pesquisas sobre alimentação e toxidade descobri um site americano:www.ewg.org  

Além da toxidade pela alimentação que se dá pelo uso de corantes, agrotóxicos, conservantes e também alimentos alergênicos ao seu DNA também nos toxicamos diariamente com os cosméticos e materiais de limpeza. A pele é nosso maior órgão e ele absorve toda a toxidade até pela água. Mas como descobrir os piores agentes nas fórmulas? É bem difícil.

Aqui no Brasil hoje temos leis que advertem se o o alimento contém glúten ou não por exemplo. Para os celiacos ou intolerantes isso e um grande passo, mas nos cosméticos e produtos de limpeza temos que pesquisar muito para entender os ingredientes que contém glúten. Para os produtos sem glúten eu achei um grupo fechado (hoje com 4.706 membros) no Facebook que compartilha dessas informações.


Quanto aos produtos toxicos que em que em pequenas quantidades mas que no cotidiano pode se acumular causando muitos danos a saude estao:


#Tolueno (toluene), formol ou formaldeído (formaldehyde) e DBP (diputil ftalato ou dibutyl phthalate)

O tolueno é altamente tóxico e atua como solvente. É encontrado em quase todos os esmaltes mas em outros produtos também por ter características de conservante antioxidante. Prejudica nosso sistema respiratório, cardiovascular e renal.

Já foi comprovado que o formol, que também é usado como conservante e desnaturante, é cancerígeno (de acordo com o IARC), o DBP (que também atua como solvente ) é proibido na União européia, pode causar distúrbios endócrinos e é tóxico para o sistema respiratório.

#Benzyl (Benzoate)

É usado como solvente e conservante causando dermatite de contato, alergias, distúrbios endócrinos, danos no sistema nervoso (principalmente em crianças) e câncer de mama. (Fonte: Truth in Aging, EWG)

Listado como alergênico pela União Européia.

#Methylisothiazolinone

Esse produto tem uso restritivo por causar deformações no esperma e pertubações no sistema nervoso central. Consegui encontrá-lo na maioria dos shampoos e condicionadores infantis.

#Tartazina

Essa substância é controlado no Brasil pela ANVISA, que estabelece normas para a sua aplicação em medicamentos, alertando sobre possíveis reações alérgicas como o asma.

#Fragance- parfum

Quando a fragância não deriva de óleos naturais e passa a ser sintético existe uma toxidade para o sistema imune. São alergênicas e contém inúmeras substâncias químicas (até mais de três mil substâncias químicas) foram misturadas para produzir a fragância, entre elas os ftalatos e o benzyl benzoate que podem causar distúrbios endócrinos e defeitos congênitos no sistema reprodutivo de meninos)

#Propylene Glycol

Atua como agente umectante e controlador de viscosidade, dentre outros usos. Está relacionado a possíveis alergias e dermatites intensificando a penetração de outros ingredientes na pele. Tóxico para o sistema reprodutivo e cancerígeno.

#BHT (Butylated hydroxytoluene)

É um conservante usado em maquiagens, óleos capilares e faciais e até alimentos como margarinah e lasanha. Foi proibido como conservante por formação de tumores cancerígenos no Japão, Romênia, Suécia e Austrália. No Brasil é usado sem restrições.


Hoje conseguimos também achar produtos nacionais sem esses ingredientes, mas a informação nos rótulos dos demais e a falta de informações sobre esses é ainda muito pobre.

Segue algumas marcas livres:

-Boni

-Simple

-Organicos

-Maquiagem Baims

-Cativa

-Cadiveu

-Weleda


Infantil:

-Granado

-Weleda



0 visualização

© 2018  Luana Pinto Bandeira TODOS OS DIREITOS RESERVADOS por ID MKT

CNPJ 20.069.242/0001-49   Av. Rogaciano Leite 401 Fortaleza-CE

  • Ícone preto do Facebook
  • Ícone preto do Instagram